Ferramentas para medir jornada de compra

Cada vez mais as empresas têm procurado formas de estreitar as relações com os seus consumidores. A tecnologia de hoje permite maiores possibilidades de alcançar esse objetivo, participando e aprimorando a jornada de compra, seja do consumidor ou do usuário de algum serviço.

A geolocalização tem sido amplamente utilizada como uma ferramenta de mapeamento de tendências e hábitos de consumo. Através de dados disponíveis de GPS, check-ins, login em Wi-fi, realizados por smartphones, é possível realizar o cruzamento dessas informações e obter insights que ajudam a entender o comportamento do consumidor ou fazer sugestões e anúncios mais eficientes, com boas taxas de conversão.

Não é coincidência, que após a visita em uma loja de camisas, anúncios de produtos complementares sejam sugeridos, como gravatas, calças ou ternos, apareçam no Facebook, Instagram e outras redes sociais.

Outra possibilidade é identificar os locais em que os consumidores residem ou costumam frequentar, visualizando então locais de maiores demandas, podendo ser traçadas estratégias para expansão das atividades de uma empresa.

Em um outro olhar, mas dessa vez para usuários de sites, é possível saber quais áreas de um site são mais procuradas. O chamado mapa de calor é uma ferramenta que usa as cores como uma ferramenta de visualização de dados. Dessa forma, se quisermos saber quais áreas recebem mais atenção em um site, um mapa de calor mostra isso de uma forma visual fácil de assimilar e de tomar decisões, como no exemplo abaixo:

 

O mapa de calor ao lado mostra até onde os usuários da página rolaram. Ou seja, podemos pensar em heat map de site como uma forma de storytelling de marketing visual.

Fonte da imagem: https://www.supersonic.ag/blog/heat-map-site/

 

Também é possível analisar quais áreas do mapa de calor recebem mais cliques. Dessa forma, usando os mapas de cliques, podemos eliminar distrações indesejadas na página para otimizar a experiência do usuário.

Fonte: https://vooozer.com/blog/marketing-digital/mapa-de-calor-site/

Diante de tantas ferramentas disponíveis o grande desafio é saber quais devem ser utilizadas para conhecer a jornada de compra dos consumidores que estão conectados e tomam decisões cada vez mais rápidas e associadas as estratégias de marketing digital.

O IPO – Instituto Pesquisas de Opinião possui ferramentas que podem fornecer dados sobre o comportamento do consumidor e interação de usuário, identificando melhor todas as etapas da jornada de compra.

Laercio Darley Lopes: Economista com larga experiência na área financeira e na análise de negócio, Laercio constrói soluções integradas de pesquisa para os clientes que atende. Acredita que os diagnósticos realizados pelo IPO são ferramentas indispensáveis ao mercado atual, oportunizando novas descobertas e otimizando resultados nas empresas.

 

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