O IPO – Instituto Pesquisas de Opinião realizou a pesquisa de Diagnóstico socioterritorial na Vila Geny na cidade de Itaguaí, Rio de Janeiro.
A pesquisa teve como objetivo fazer uma caracterização socioeconômica da população local, investigando questões relacionadas à saúde, educação, cidadania, renda e moradia.
A equipe do IPO fez o processo de varredura, mapeando os domicílios da Vila e realizou um censo com as famílias em vulnerabilidade social.
Além disso, o estudo também contemplou com uma etnografia, utilizando a Antropologia Cultural para estudar os processos de interação social, incluindo conhecimentos, ideias e normas de comportamento da comunidade local.
Os cientistas sociais do IPO ouviram as narrativas dos moradores locais, realizando uma jornada etnográfica através de entrevistas em profundidade com auxílio de fotos e vídeos para compreender profundamente a realidade socioterritorial.
Para saber mais sobre as técnicas de pesquisas utilizadas pelo IPO consulte https://ipo.inf.br/como-fazemos/ ou entre em contato através do (51)32866156.