Quem somos

Somos ciência, serviço premium e inovação
Nossa história está fundamentada no encontro do universo acadêmico com as necessidades do mercado. E foi desse propósito de oferecer técnica e consistência em pesquisas aos segmentos privado e público, que nasceu o IPO – Instituto Pesquisas de Opinião. Nossa equipe é constituída por cientistas sociais, de gestão e de comunicação, com décadas de experiência em investigação social e pesquisa mercadológica, especialistas na busca de soluções integradas e inovadoras entre as áreas de sociologia, antropologia, psicologia, gestão, marketing e comunicação.

Pilares de atuação

Ciência

Somos especialistas no que fazemos. E temos métodos científicos que embasam e norteiam nosso trabalho. Nascemos do mundo acadêmico, do universo da sociologia e da vontade de oferecer técnica e consistência para que nossos clientes possam “olhar fora da caixa”, com parâmetro científico. Desenvolvemos pesquisas de mercado, de posicionamento de marca, estudos ambientais, diagnósticos políticos, sindicais e sociais a partir de investigações concretas que subsidiam a tomada de decisão. Nossa equipe de cientistas sociais é capacitada para avaliar sintomas e indicar tratamentos. Interpretamos os “achados” e as descobertas de forma científica, para que o nosso cliente possa, com facilidade e segurança, dar um passo à frente.

Serviço Premium

Para nós, cada projeto de pesquisa, cada problema a ser respondido e cada cliente é único. Nossas pesquisas são personalizadas e desenhadas de acordo com a necessidade do cliente, ajudando a encontrar as respostas corretas para as perguntas feitas. Com essa premissa levamos as mais avançadas técnicas científicas para o mercado e oferecemos um serviço preciso e de alta qualidade. Somos reconhecidos pela capacidade de entrega e de inteligência estratégica.

Inovação

Acompanhamos a evolução do tempo e refletimos as mudanças da atualidade no nosso jeito de ser. Somos cientistas que valorizam as novas descobertas e se adaptam às novas tecnologias. Fomos pioneiros na coleta de dados digitais. Nossa contemporaneidade está na nossa visão de mundo, na forma como nos apresentamos, nos desenvolvemos e na busca de melhores resultados para nossos clientes. Nosso trabalho é compreender o hoje e projetar o futuro. Estamos sempre um passo à frente, não seguimos as modas, indicamos as tendências!

Missão

Nossa missão é desenvolver pesquisas científicas que compreendem as mudanças comportamentais e as tendências da sociedade, fornecendo diagnósticos precisos e inteligência para a tomada de decisão dos clientes.

Visão

Nosso objetivo é sermos reconhecidos pela união de técnicas científicas com inteligência estratégica, transformando informações em análises fundamentais para a tomada de decisão.

Valores

Vigilância epistemológica que estimula a investigação, com processos auditáveis que garantem a transparência e o compromisso com o cliente, cumprindo prazos e entregando fundamentos para a estratégia e qualificação permanente, acompanhando as mudanças da sociedade.

Nossa estrutura

Sede

O IPO possui duas estruturas físicas. Em Porto Alegre conta com um espaço funcional de pesquisa qualitativa. Em Pelotas possui uma ampla e moderna estrutura de pesquisa quantitativa e C.A.T.I.

Atendimento ao cliente

O cliente é prioritário para uma empresa de pesquisa que trabalha com projetos customizados. Seja de forma remota ou presencial, temos um espaço adequado e instigante para discutir hipóteses e buscar atender o seu problema de pesquisa.

Reuniões

As salas de reunião são um ponto de encontro da equipe para discutir projetos, atender clientes ou apresentar resultados de pesquisa. O IPO tem vários tipos de salas de reunião, incluindo as salas de espelho tradicionais. Na sede de Porto Alegre, há duas salas de espelho para pesquisa qualitativa.

Operação​

Possuímos espaços especialmente projetados para o trabalho integrado, a cocriação, bem como para a concentração e a análise.

Nosso time

É constituído por sociólogos, cientistas políticos, antropólogos, estatísticos e estrategistas de comunicação e marketing que combinam formação técnica e expertise para elaborar a melhor solução integrada para o seu problema de pesquisa.

Martinho Orso

Diretor Administrativo e Financeiro
martinho@ipo.inf.br

Marcelo Nascimento

Estatístico CONRE 9537-A
Pós em Estatística Aplicada – Uninove

História do IPO

Sintetizar a história de um Instituto de Pesquisas como o IPO não é tarefa fácil, especialmente quando ultrapassamos um quarto de século e a marca de duas mil pesquisas executadas. Por isso, destacamos aqui alguns dos momentos que marcaram a trajetória dos iponianos…

O IPO foi fundado pela socióloga Elis Radmann. NASCEU EM 1996 na cidade de Pelotas (RS) e começou pesquisando a posição dos consumidores sobre a abertura do comércio aos sábados e domingos.

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O trabalho do Instituto começa a ser alicerçado e qualificado a partir da CIÊNCIA, com MODELO E PROCESSO PRÓPRIOS.

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O IPO passa a existir com uma logomarca, que ganha as cores do RS e a diversidade da opinião social. Em 1998 a socióloga Gisele Miura inicia sua jornada no IPO e em 2000 a FILIAL DO IPO é aberta na capital gaúcha.

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Em 2001 o IPO lança o MODELO PREDITIVO DE OPINIÃO (MPO), técnica baseada na dissertação de mestrado em Ciência Política de Elis Radmann, analisando o comportamento do eleitor brasileiro. O MPO se constitui como indicador que analisa a imagem e o mercado eleitoral dos candidatos, composto por três indicadores: imagem positiva, negativa e desconhecimento.

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O IPO inicia a JORNADA DE PESQUISAS nacionais em 2002, faz a coordenação da Pesquisa Social Brasileira (PESB) e do Estudo Eleitoral Brasileiro (ESEB) nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A coordenação-geral da PESB foi realizada pelo professor e sociólogo Alberto Carlos Almeida e seu livro A cabeça do brasileiro é um desdobramento da pesquisa nacional.

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Com a ampliação de seu trabalho no mercado, em 2003 o Instituto Pesquisas de Opinião se torna RECONHECIDO PELOS CLIENTES COMO IPO. Nesse contexto a marca se reformula destacando a sigla IPO. No mesmo ano ocorre a entrada do administrador Martinho Orso na empresa, que passa exercer o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do IPO.

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Em 2004 o IPO coordena NOVAS RODADAS DE PESQUISAS NACIONAIS como a Pesquisa Social Brasileira (PESB), no Sul do Brasil. Também coordena um estudo sobre a jornada do consumo de carnes no RS para subsidiar uma tese da Universidade de Wageningen, na Holanda, que se tornou a base de um livro.

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Em 2007 vem a MATURIDADE TÉCNICA E ORGANIZACIONAL. Os técnicos do IPO desenvolvem diferentes índices para subsidiar análises de estudos de comportamento de consumo, incluindo indicadores de potencial de compra e déficit habitacional para o setor imobiliário. Faz parceria com empresas de coleta de dados de todo o país, aumentando sua capilaridade.

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Com a maturidade de operação, vem a AMPLIAÇÃO DAS ESTRUTURAS. Em 2008 ocorre a inauguração da sede própria em Porto Alegre, com espaço funcional para a realização de pesquisas quantitativas e qualitativas. O IPO atinge a marca de mais de 100 municípios atendidos em apenas um ano.

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Em 2009 se olha para a marca e a atualização do posicionamento. É realizado o REGISTRO DA MARCA DO IPO – Instituto Pesquisas de Opinião® e filiação à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Elis Radmann assume a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) e passa a lutar pela regulamentação da profissão de pesquisador de mercado, opinião e mídia.

Em 2011 inicia mais uma fase de maturidade do IPO, o PROCESSO DE GESTÃO DE QUALIDADE, com a criação de processos roteirizados e padronizados e com capacidade de realização de auditoria interna. A socióloga Gisele Rodrigues assume a gerência de pesquisas.

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Em 2012 Elis Radmann e Martinho Orso passam a integrar o QUADRO DE CONSELHEIROS da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM).

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Em 2013 o IPO INICIA O PROCESSO DE COLETA DIGITAL de dados, projetando com técnicos um aplicativo próprio que permite utilizar todos os tipos de escalas científicas e, em especial, a inclusão de questões abertas.

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Em 2014 o IPO executa uma grande PESQUISA NACIONAL DE DIRETOS HUMANOS NO BRASIL.

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O ano de 2016 começa com a inauguração da nova sede do IPO em Pelotas (RS) e comemoração dos 20 ANOS DO INSTITUTO COM A APRESENTAÇÃO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL E DE UM REPOSICIONAMENTO.

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Em 2018 é o marco do novo posicionamento do IPO, reforçando os seus diferenciais, de uma EMPRESA PREMIUM, EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO E QUE TEM A CIÊNCIA COMO FORTALEZA.

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2019 veio a consolidação da INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA em pesquisa. Aprimoramos nossos relatórios e as conclusões de pesquisa ganharam o apoio de matrizes estratégicas, permitindo que os clientes tenham a visão de suas ameaças e oportunidades e, principalmente, sinalizando o que precisam “criar” para o seu mercado de atuação.

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Chega o ano de 2020 e a pandemia da Covid-19 testa a jornada de preparação tecnológica do time de “iponianos”. O IPO assume o desafio de coordenar a execução do primeiro estudo brasileiro para testar a incidência do vírus. Entre 2020 e 2021 o IPO COORDENOU A EXECUÇÃO DE 10 ETAPAS DA EPICOVID19 RS PARA A UFPEL, somando mais de 45 mil pessoas entrevistadas e testadas.

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Entre 2021 e 2022 o IPO se revisita novamente. Com ¼ de século, maturidade técnica e tecnológica, passa a utilizar a STORYTELLING PARA ESTREITAR AS RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA E O MARKETING. Diante de um “mundo de informação”, os cientistas do IPO se aprimoraram na transformação do conhecimento em insights.

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Durante essa jornada, o IPO se FORTALECEU, CRESCEU,
e está pronto para AVANÇAR nos próximos capítulos…

Clientes atendidos

Como podemos ajudar?

Consulte os técnicos do IPO pelo
e-mail ipo@ipo.inf.br ou pelo whats (51) 99383-0016.