Pesquisa de opinião e política

A opinião pública é a rainha invisível dos julgamentos sociais e de todas as nossas decisões. A opinião está presente na nossa forma de viver, produzir, consumir, se relacionar e, especialmente, votar. Nosso time é expert em realizar, com inteligência estratégica, diagnósticos de cenários políticos, avaliação de políticas públicas, aprovação de mandatos, pesquisas sobre os impactos e incômodos ambientais, além do mapeamento de toda a relação sindical do mundo do trabalho.

Sociedade

Em um mundo em constante transformação, há sempre muitas perguntas para serem respondidas: O que a sociedade pensa? O que espera? Qual sua posição sobre determinada polêmica? As pesquisas realizadas pelo IPO utilizam técnicas sofisticadas para compreender o pensamento, as tendências e as narrativas dos diferentes grupos que compõem a sociedade em que vivemos.

Pesquisas de opinião sobre temas polêmicos

Esse tipo de pesquisa testa a posição das pessoas sobre determinados debates, como por exemplo, temas ideológicos, mudanças legais ou alterações de usos e costumes. Além de detectar a posição da sociedade, a pesquisa monitora os principais argumentos e narrativas de cada um dos lados da disputa, fornecendo matéria-prima para estratégias de discurso e contradiscurso.

Diagnóstico de identidade social e cultural

Avalia os elementos de identidade social e cultural de um grupo ou de uma comunidade, identificando os sistemas de valores e crenças e retratando, de forma descritiva suas principais características. Esse tipo de estudo pode ser realizado de forma quantitativa e também utilizando a etnografia.

Pesquisa sobre cultura política

Tipo de estudo que visa a avaliação da opinião pública sobre questões que compõem a realidade política, seus hábitos e interesses. Estuda a posição dos eleitores sobre as questões que perpassam o Estado Democrático de Direito como democracia, representação política, identidade partidária, sistema partidário, processo eleitoral entre outros.

Diagnóstico e caracterização de perfil socioeconômico ou psicográfico

Indicado para testar a implantação de políticas ou projetos sociais em uma determinada comunidade ou sociedade. Neste tipo de investigação realiza-se uma radiografia das condições materiais e culturais da população em estudo.

Pesquisa sobre a percepção social para gestão de ESG

O estudo foca no conceito ESG (Environmental, Social and Governance), procurando compreender o impacto de ações nas áreas ambientais, sociais e de governança sobre a sociedade. Avaliamos fatores como a tendência de cooperação de uma comunidade, consumo consciente, bem como o reconhecimento de políticas de diversidade ou de igualdade social e proteção ambiental.

Gestão Pública

A eficiência de uma gestão está alicerçada no monitoramento do desempenho do governo, na entrega de seus serviços, na eficiência de sua comunicação e na aprovação das políticas públicas. Monitorar as “dores” e expectativas da população permite o entendimento de suas percepções, seus julgamentos, e fornece uma importante bússola para o mandato.

Diagnóstico de gestão pública

O IPO é precursor da técnica integrada de avaliação da administração pública que envolve a compreensão da percepção da imagem, serviços, comunicação e execução de políticas públicas. Essas quatro áreas de investigação são compostas por um vasto conjunto de objetivos específicos:
• Monitorar a imagem e relacionamento do governo com a população, reconhecendo suas marcas, seus pontos positivos e negativos;
• Verificar como os cidadãos percebem os serviços públicos, avaliando desde a expectativa criada sobre a entrega até a execução. A técnica do IPO sistematiza as metas de opinião pública com cada serviço e secretaria de governo, indicando ações corretivas necessárias.
• Investigar a forma como os munícipes se informam sobre o trabalho do governo, os canais utilizados e o papel dos formadores de opinião ou influenciadores digitais. O indicador utilizado na comunicação mensura a percepção sobre as notícias do governo e o recall deixados por elas.
• Testar a posição da população sobre temas polêmicos, avaliando políticas públicas a serem implementadas ou o reconhecimento sobre a execução de programas de governo.

Estudos para Casas Legislativas

• Realiza o diagnóstico da opinião pública sobre projetos polêmicos (com caracterização por grupo social, religião, raça, situação ocupacional e local de moradia);
• Avalia demandas sociais, reivindicações e/ou políticas públicas a serem implementadas;
• Monitora a imagem e confiança de Casas Legislativas, como Câmaras de Vereadores e Assembleias.

Avaliação da imagem do parlamentar

• Diagnóstico da bancada de um partido ou de mandatos específicos com base nos princípios constitutivos da opinião pública:
a) Avalia a imagem do(s) parlamentar(es);
b) Avalia a atuação do parlamentar;
c) Monitora as pautas que conferem eficiência ao mandato;
d) Monitora a percepção sobre o cumprimento das promessas;
e) Investiga as novas demandas e tendências da sociedade, relacionando os resultados obtidos com os debates públicos no mundo físico e virtual.

Pesquisa de demandas de políticas públicas

Tem por objetivo avaliar o interesse ou as necessidades de uma determinada comunidade por políticas públicas identificando suas principais prioridades de infraestrutura, sociais, econômicas ou associativas.

Pesquisa de satisfação com políticas públicas

Este tipo de pesquisa procura avaliar a satisfação dos beneficiários ou integrantes de uma rede de assistência social sobre determinada política pública. Pode ser realizada na forma de painel, retornando aos mesmos entrevistados ao longo do tempo para avaliar a eficiência e a evolução da política em questão, mapeando os pontos positivos e negativos da jornada de uso.

Diagnóstico e caracterização de perfil socioeconômico-cultural

Indicado para a implantação de políticas ou projetos sociais em uma determinada comunidade ou sociedade. Nesse tipo de investigação realiza-se uma radiografia das condições materiais e culturais da população em estudo.

Pesquisa sobre vitimização e sensação de insegurança

Visa metrificar a sensação de insegurança de uma população, mapeando seus principais temores e a influência da mídia tradicional. Utilizamos indicadores de vitimização, monitorando os principais tipos de violências sofridas, dados sobre números de registros bem como de subnotificações. Nesse estudo mapeamos a população mais vulnerável, identificando eventualmente a necessidade de políticas sociais específicas.

Eleição

A intenção de voto é o sintoma de um comportamento. Os cientistas do IPO realizam diagnósticos para compreender os elementos motivadores desse comportamento. Entendemos o que move o eleitor, conseguimos decifrar o hoje, prever a tendência de amanhã e sinalizar ações disruptivas. Somos especialistas em diagnósticos de cenário eleitoral e pesquisas políticas estratégicas.

Diagnóstico estratégico de cenário eleitoral

Mapeia a realidade de uma cidade ou Estado tendo como objetivo fornecer a base para o posicionamento e o planejamento estratégico. Esse tipo de estudo avalia o comportamento do eleitor identificando suas “dores” e expectativas; a percepção sobre os governos e a tendência de continuidade; os diferentes cenários eleitorais e os nomes mais cristalizados; bem como o papel dos apoios políticos e o mercado eleitoral dos candidatos.

Pesquisa de potencial e avaliação de imagem

Monitoramento que permite uma avaliação do capital simbólico do candidato e seus adversários em termos de potencial eleitoral. Mapeamos a tendência de comportamento desse mercado, identificamos a imagem (positiva e negativa) dos candidatos e aplicamos o nosso Modelo Preditivo de Opinião (MPO). O modelo permite projetarmos com precisão a base mínima e o teto de um candidato, demonstrando também a posição de todos os eleitores de uma base sobre seu nome ou candidatura.

Veja Mais

Identificação de lideranças

Pesquisa que identifica as lideranças de um determinado bairro, cidade e região, mapeando a percepção da população sobre esses perfis, em termos de credibilidade e capacidade de mobilização. Estudo importante para estratégias eleitorais ou implementação de políticas.

Estudo de reputação política

A reputação de uma instituição, figura pública ou de um político é reflexo de um conjunto de percepções que convergem em torno de uma opinião publicizada e compartilhada. Cada vez mais, as pessoas emitem suas concepções sobre os fatos da vida na mesa do bar, no almoço em família e principalmente, em postagens nas redes sociais. E os cientistas políticos do IPO têm maestria na investigação desses fragmentos que resultam na fama e na reputação de candidatos e instituições, compreendendo seu processo de formação e indicando possibilidades de otimização ou reposicionamento.

Teste de conceitos ou discursos

É realizado com o objetivo de avaliar questões simbólicas junto a um grupo de eleitores. Nesse tipo de pesquisa extraem-se sentimentos, percepções e avaliações dos públicos-alvo em relação a uma proposta, debate ou situação política. Com ele, é possível testar a eficiência de propagandas, discursos, imagens, peças publicitárias, slogans, jingles, etc.

Tracking eleitoral

Realizamos pesquisas de intenção de voto com monitoramento diário, demonstrando a evolução de uma corrida eleitoral. Além da intenção de voto, os trackings do IPO monitoram questões de controle que fazem parte da disputa, como por exemplo: tendência de continuidade ou mudança, cristalização do voto, segunda opção, rejeição e seus motivos.

Tracking de programas eleitorais

Estudo realizado através de grupos focais, onde indivíduos assistem ao horário eleitoral gratuito (HEG) durante sua exibição, e têm monitoradas as suas avaliações e percepções sobre o recall do programa ou inserções, a imagem dos candidatos e as propostas ou narrativas que motivaram o interesse dos eleitores.

Pesquisa de perfil de candidato ideal

Investiga as características e atributos desejados em um candidato ideal. Verifica o imaginário social da população em estudo, decifrando o sistema de crenças e conjuntos de valores que sustentam determinado perfil. O IPO possui uma técnica que mapeia as características e atributos desejados e revela qual o pré-candidato mais conectado com o perfil esperado.

Pesquisa sobre relacionamento com canais de comunicação

Monitora os hábitos de informação e diálogo sobre política, identificando os principais canais de comunicação utilizados. Coloca a lupa na prática de consumo dos canais digitais, na jornada de relacionamento com as chamadas bolhas de afinidade e grupos de WhatsApp.

Pesquisas sobre participação política

Estudo que objetiva monitorar o grau de participação política e associativismo de uma determinada comunidade, categoria, cidade ou região. Importante ferramenta para compreensão da cultura de participação e das possibilidades de motivação e mobilização.

Sindicatos

As transformações do mundo do trabalho são investigadas pelos cientistas do IPO, com o objetivo de compreender o impacto das mudanças geracionais e tecnológicas na percepção e engajamento de uma determinada categoria.

Pesquisas sindicais

O IPO tem vasta experiência em pesquisas para sindicatos, utilizando a técnica do tripé de gestão para avaliar a percepção da categoria sobre a atual diretoria e seu propósito, os serviços prestados e a eficiência da comunicação. Esse tipo de estudo consegue analisar a satisfação de uma categoria com a representação sindical e mostrar se o comportamento dos sócios ativos e inativos tende à continuidade ou à mudança.

Pesquisa sobre campanhas salariais

Esse tipo de estudo avalia as expectativas de uma categoria em relação às negociações salariais, campanhas de dissídios ou acordos coletivos. Investiga a satisfação com o processo de negociação e os principais argumentos utilizados na adesão ou rejeição a uma proposta.

Avaliação de serviços e demandas de representação

Nesse tipo de estudo é avaliado o grau de conhecimento, utilização e satisfação da categoria com os serviços prestados pelo Sindicato. O estudo identifica as principais demandas, necessidades e expectativas da categoria em termos de representação de classe, direção política e prestação de serviços.

Pesquisa sindical de políticas públicas, sociais e/ou culturais

Esse tipo de pesquisa visa a identificação do nível de participação política e associativismo da categoria. Mapeia o grau de “capital social” dos sócios ativos, inativos, bem como dos não sindicalizados (propensão a associar-se e relacionar-se de forma colaborativa, vida em comunidade, espírito participativo). Realiza avaliação de identidade política, social e/ou cultural da categoria. Identifica os principais hábitos esportivos, de entretenimento e de lazer.

Pesquisa sobre os meios de comunicação utilizados por uma categoria

Tem o objetivo de diagnosticar os principais meios de informação e de comunicação utilizados pela categoria, analisando de forma segmentada e traçando as diferentes personas. Monitora a importância dos veículos tradicionais e digitais. Analisa o papel do site do Sindicato e das redes sociais no relacionamento com a categoria. Paralelamente, mapeia as tendências de comunicação e o papel dos influenciadores digitais na vida cotidiana da categoria.

Pesquisa sobre relacionamento com as mídias digitais

Monitora o comportamento e as tendências de uma categoria na internet, verificando seus hábitos cotidianos, sites e plataformas de pesquisa, compras virtuais, relação com as redes sociais, uso do streaming, além de mapear os seus conteúdos e influenciadores de preferência. Esse tipo de estudo permite compreender a intensidade da relação do segmento com o mundo digital, permitindo a inovação da narrativa e a atualização dos canais de comunicação do Sindicato.

Pesquisa de perfil socioeconômico e psicográfico de uma categoria

Monitora o comportamento e as tendências de uma categoria na internet, verificando seus hábitos cotidianos, sites e plataformas de pesquisa, compras virtuais, relação com as redes sociais, uso do streaming, além de mapear os seus conteúdos e influenciadores de preferência. Esse tipo de estudo permite compreender a intensidade da relação do segmento com o mundo digital, permitindo a inovação da narrativa e a atualização dos canais de comunicação do Sindicato.

Meio ambiente

Pesquisa sobre polêmicas ambientais

Consulta popular sobre determinado tema, questão ou proposta de mudança com potencial de causar impacto em uma comunidade. As pesquisas de opinião pública na área ambiental ajudam a compreender os conflitos, suas motivações, interesses, bem como as perspectivas do mercado que repercutem diretamente sobre a imagem institucional corporativa. Esses estudos permitem a realização de ações planejadas e coordenadas de comunicação.

Estudos de Impacto e Vizinhança (EIV)

Mapeia-se a repercussão de um determinado empreendimento ou planta industrial sobre a paisagem urbana, atividades humanas já instaladas, movimentação de pessoas, mercadorias e os recursos naturais da vizinhança. O trabalho do IPO diz respeito a consulta à comunidade do entorno para ouvir as suas percepções, possibilitando fluidez nas licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento do projeto.

Pesquisas de opinião para EIA-RIMA

Pesquisas de opinião e participação em estudos socioeconômicos multidisciplinares na área ambiental que avalia a percepção do impacto causado pelo empreendimento em análise junto a uma comunidade ou população.

Pesquisas Olfato métricas (estudo olfativo)

Análise da percepção ambiental referente a incômodos olfativos. É um método que avalia a existência e a intensidade de eventual incômodo ocasionado por odor de empreendimento em uma comunidade

Gostou dessa solução?
entre em contato

Clientes atendidos

Como podemos ajudar?

Consulte os técnicos do IPO pelo
e-mail ipo@ipo.inf.br ou pelo whats (51) 99383-0016.