Pesquisas de mercado e consumo

No mundo dos negócios, não há lugar para suposições. E trazer respostas para questões como reconhecimento de marca, espaço para expansão de um produto, perfil do consumidor atual e potencial, é fundamental. As soluções integradas e personalizadas do IPO resolvem esses e outros tantos problemas de pesquisa.


Veja um pouco do que fazemos quando o assunto é mercado e consumo.

Comportamento do consumidor

O IPO entende a cabeça do consumidor, os gatilhos que levam à decisão de compra e os movimentos que regem o mercado, porque utiliza a ciência para compreender os fenômenos, desenhar as personas, sinalizar as tendências e indicar os caminhos estratégicos.

Pesquisa de hábitos e atitudes

Qual a relação de um determinado público com uma categoria de produto ou serviço? O objetivo deste tipo de estudo é descrever o ser, o fazer, o sentir, os costumes e as regras de um grupo de clientes ou de consumidores.

Pesquisa de jornada de compra

Qual o momento certo e a comunicação adequada para conversar com seu cliente? Descrevemos, passo-a-passo, a experiência de compra do consumidor, analisando os motivadores para a tomada de decisão antes da aquisição do produto, a experiência da compra em si e a satisfação com o pós-venda.

Tipologia de consumo

Descrever as personas de um produto ou marca requer o mapeamento das tipologias e comportamentos. Esta técnica faz o estudo sistematizado dos diferentes grupos sociais, suas características, forma de viver, consumir, produzir e se relacionar.

Pesquisa de motivação de compra

Quais os sentimentos e percepções do mercado em relação a determinado produto, serviço ou prática de consumo? Nossas pesquisas testam a adesão de um grupo de consumidores a novos produtos e avaliam as mudanças de comportamento em função de avanços no design ou tecnologia.

Diagnóstico do comportamento do consumidor

Mapear as práticas do consumidor, decupar os vários tipos de comportamentos, apontar as transformações em curso e tendências da sociedade, podendo ainda colocar uma lupa em segmentos de mercado ou produtos. Esse tipo de pesquisa tem a capacidade de sinalizar os riscos do mercado e apontar as demandas dos consumidores.

Pesquisa de intenção de compra

Neste estudo, analisamos as tendências ou predição de comportamento às vésperas de atividades festivas (como Natal, Páscoa, dia das mães, pais, namorados) e também fornecemos dados para subsidiar a avaliação de campanhas publicitárias, onde se prospecta as intenções de compra, após estímulos promocionais.

Pesquisa sobre consumo consciente

Avalia os hábitos de consumo voltados para o desenvolvimento sustentável, mercado de produtos orgânicos, planejamento de compras, práticas de descarte, conhecimento de direitos civis, entre outros. Importante ferramenta para análise de políticas de gestão em Responsabilidade Social, ESG ou para lançamento de produtos e serviços voltados para o segmento do consumo consciente.

Pesquisa de segmentação de mercado

Esse tipo de pesquisa procura mapear os possíveis segmentos e identificar os fatores que diferenciam os vários tipos de clientes ou grupos de consumidores com hábitos ou expectativas semelhantes. Inclui análise integrada da segmentação de todas as dimensões que compõe o negócio, cruzando informações de clientes sistematizados no CRM, seguidores de mídias digitais com um estudo dos potenciais clientes.

Produto

As pesquisas do IPO auxiliam a gestão e o marketing a otimizar resultados e a economizar tempo e dinheiro. Compreendem a “dor”, o desejo, a expectativa e a percepção sobre as “entregas”, a experiência do usuário (UX) ou as propostas de produtos ou serviços.

Teste de conceito ou produto

Esse teste é realizado com um público pré-definido a quem é apresentado um escopo mínimo para avaliar um conceito ou um produto em questão. Nesse tipo de estudo, o entrevistado responde a testes estimulados e projetivos, com demonstração física ou digital.

Teste de embalagem

Apresenta-se e testa-se uma embalagem avaliando o nível de aceitação do consumidor, investigando desde a influência do layout até a praticidade e a experiência de uso. Este tipo de teste pode ser realizado em sistema de flagrante de compra, central location, salas de espelhos ou home visit.

Pesquisa de potencial de mercado

O potencial de mercado de um produto, seja em termos de lançamento ou para expansão, é medido por diferentes indicadores. Testamos de forma integrada a adesão ao conceito, atributos, localização e a elasticidade de preço.

Pesquisa de marketing

Pensou em avaliar o mix de marketing, pensou em uma pesquisa de marketing! Nesse tipo de pesquisa, avaliamos as práticas e percepções do consumidor em relação ao produto, preço, praça e promoção, associadas a uma determinada estratégia. Muito utilizada para reposicionamento ou lançamento de produtos, tem o propósito de identificar se todos os elementos do mix de marketing estão bem alinhados com as demandas do público-alvo.

Análise da concorrência

Tem por objetivo o monitoramento dos concorrentes através de estudos pontuais ou integrados, que sistematizam as informações do ambiente externo de uma marca ou empreendimento. A essa análise, é possível aliar pesquisas exploratórias (desk research) para avaliar ações de comunicação e posicionamento dos concorrentes com cliente oculto, testando suas estratégias de persuasão e convencimento comercial, além da execução de pesquisa de mercado com os clientes da concorrência, avaliando os atributos de valor reconhecidos e as lacunas deixadas.

Estudos de viabilidade econômica

As pesquisas de mercado realizadas pelo IPO auxiliam na análise do potencial de consumo, testando forças e fraquezas, ameaças e oportunidades de produtos ou serviços, subsidiando, assim, o plano de negócio. Esse tipo de estudo tem o propósito de avaliar se determinado projeto é realizável ou não.

Pesquisa em ponto de venda (PDV)

Avalia a relação comercial B2B, entre indústria e pontos de venda. Essa técnica também é utilizada para entender a jornada de compra do cliente in-loco e analisar peças publicitárias, displays ou produtos que recebem a atenção do consumidor.

Pesquisa no mercado educacional

O sucesso de um projeto educacional está diretamente associado à capacidade de perceber sua realidade, às constantes mudanças do mercado e às expectativas do seu “ecossistema”. O IPO tem expertise em pesquisas para escolas e universidades, testando desde os diferenciais competitivos desse mercado até o interesse por novos tipos de cursos.

Pesquisa de déficit habitacional

Investiga a necessidade de unidades habitacionais em uma determinada região ou município. Este estudo pode ser realizado de forma universal, em uma cidade, ou segmentado por classe social.

Teste de empreendimentos imobiliários

Mapeia a capacidade de compra e o interesse de um determinado público-alvo, ou classe social, por um empreendimento imobiliário. Realiza testes espontâneos (desejos e necessidades) e testes estimulados, avaliando a adesão ao conceito, desde a planta do imóvel, área privativa, layout, localização, valor, até formas de pagamentos.

Pesquisa pós-ocupação

Avalia a satisfação dos moradores (sejam proprietários ou inquilinos) de um imóvel. Investiga todos os aspectos do empreendimento: relação com a construtora ou imobiliária; qualidade da edificação; qualidade do imóvel; instalação elétrica e instalações hidrossanitárias; estética dos materiais de acabamento interno/externo; área de lazer ou de convívio social. Muito utilizada em pesquisas exigidas pela gestão da qualidade.

Pesquisa de clima organizacional

Procura identificar o conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, que compõem o clima organizacional. Normalmente é monitorada a avaliação dos colaboradores nas seguintes áreas: comunicação, papel no trabalho, metas e resultados, liderança e o clima organizacional da empresa como um todo.

Pesquisas de origem e destino

As pesquisas de O-D são realizadas com o propósito de monitorar o fluxo de determinado local, mapeando o motivo da viagem ou o produto adquirido ou transportado. Essas pesquisas são realizadas em eventos, festas, rodoviárias, aeroportos, estradas. O IPO tem know-how em pesquisas de origem e destino em rodovias. Esse tipo de estudo faz o diagnóstico tanto dos locais de origem de produção, bem como a classificação da tipologia do produto transportado. Ferramenta importante para subsidiar o conhecimento de uma rodovia e o planejamento estratégico de uma concessionária, tendo em vista a predição do fluxo do próximo período.

Contagem classificatória volumétrica

Consiste no monitoramento de uma rodovia, estrada ou rua, por um período temporal determinado, com o objetivo de mapear a quantidade e a tipologia do fluxo. Instrumento importante para decisões na área de engenharia de trânsito, mobilidade e no planejamento de novos empreendimentos.

 

Comunicação

Quem se informa, também compartilha. Quem promove, também critica. Quem cancela também sonha! As pesquisas realizadas pelo IPO mapeiam todos os fenômenos que envolvem a comunicação, inclusive as constantes transformações desse universo.

Testes de campanhas publicitárias

Conduzimos testes de recepção a anúncios e peças publicitárias buscando a compreensão das interpretações e leituras do target para subsidiar, segmentar e/ou orientar a otimização das campanhas de marketing.

Recall de propagandas

Esse tipo de pesquisa realiza a análise da lembrança e do feedback de um determinado público sobre uma campanha ou peça. Trata-se de um instrumento importante para captar as interpretações e leituras do público-alvo sobre ações de comunicação.

Estudos sobre a influência das mídias

As pesquisas realizadas pelo IPO monitoram as transformações da comunicação e o papel exercido pelas diferentes mídias no cotidiano da sociedade. Medem a inserção e a confiança nos canais de comunicação do mundo off-line e on-line.

Pesquisa de decupagem da audiência

O IPO possui expertise em pesquisas de audiência fornecendo subsídios para planejamentos de comunicação de agências, órgãos públicos ou corporações. Esse tipo de pesquisa gera informações segmentadas, decupando com inteligência estratégica o market share de cada player estudado.

Hábitos de consumo da Mídia

Monitoramos os hábitos de consumo das mídias e medimos a preferência do público por determinado meio ou canal de comunicação. Na investigação, identificamos as personas e avaliamos a jornada de consumo da informação, do entretenimento ou esportiva. Esse tipo de técnica contribui com dados relevantes para os processos de gestão dos veículos de comunicação.

Pesquisa sobre relacionamento com a Internet

Analisa o comportamento e as tendências dos consumidores verificando seus hábitos cotidianos na internet, relacionamento, confiança nos canais digitais e influenciadores de referência para decisão de compra.

Marca

Quando se compreende o papel que uma marca exerce no sistema de crenças dos consumidores, se desvenda as nuances do imaginário social que motivam a decisão de compra. Essa é a expertise do IPO, auxiliar as marcas na visão e revisitação do conjunto de ações associadas ao seu posicionamento, propósito e a seus valores.

Pesquisa de imagem de marca

A pesquisa de imagem de uma marca (de um produto, empresa ou instituição) compreende os estudos sobre reconhecimento, identidade, credibilidade e percepção sobre a marca. É uma técnica importante para subsidiar a avaliação de posicionamento, valor de marca e estratégias de branding.

Pesquisa de posicionamento de marca

Tem a capacidade de ser assertiva na análise da percepção e leitura sobre o posicionamento de uma marca, avaliando seus diferentes atributos e a proposta de valor como um todo. Os testes dessa técnica permitem compreender as representações e simbologias de cada um dos atributos que compõem a marca.

Pesquisa de reputação

Avalia a percepção, a fama e a opinião de um público ou de seus stakeholders sobre determinada marca. A técnica pressupõe um olhar 360º para todas as dimensões que compõem a realidade de relacionamento entre marca e público.

Pesquisa de relacionamento com a marca

Investigamos o grau de inserção de uma marca no imaginário social dos consumidores em termos de lembrança (Top Of Mind), preferência (desejo) e efetivação de compra (lealdade). Esse tipo de pesquisa compreende as lacunas entre a lembrança, preferência e o consumo efetivo pois nem sempre a marca mais lembrada é a de preferência ou a marca de preferência é a que o consumidor leva para casa.

Pesquisa de monitoramento de marca

As mudanças comportamentais e as transformações tecnológicas têm desafiado a gestão das marcas, afetando produtos e serviços. Nossas pesquisas de tracking fazem o monitoramento da presença de marca, da fidelidade dos clientes, através do NPS, precificação, eficiência e avanço das estratégias de marketing. Este acompanhamento é feito de forma contínua, com levantamentos mensais, semanais e diários, conforme a necessidade do cliente.

Pesquisa de visibilidade institucional

Os avanços da sociedade moderna exigem que as entidades de classe e as instituições tenham conhecimento atualizado sobre o pensamento e o engajamento de seus stakeholders. A pesquisa de visibilidade institucional é utilizada para medir a imagem dos mandatos e de seus dirigentes. Os estudos avaliam a imagem a partir de um tripé composto por: propósito da gestão, serviços e comunicação. Essa técnica pode ser realizada com associados, opinião pública e formadores de opinião.

Pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma bússola que mostra como está o relacionamento de uma empresa ou marca com seus clientes. Trabalhamos nossas avaliações de maneira holística com o olhar para o todo, considerando a fidelidade, o relacionamento com a marca, o papel desempenhado pelo atendimento e, principalmente, a jornada de compra ou utilização do produto ou serviço.

Índice de satisfação do cliente

A metodologia integrada de satisfação utilizada pelo IPO apresenta um indicador global, um indicador de imagem e um indicador de relacionamento. A análise apresenta um panorama da reputação da marca em termos de percepção de imagem e avalia todas as dimensões de relacionamento com a empresa, além de mapear as dores e os pontos de atrito dos clientes detratores e as motivações dos clientes promotores. Essa pesquisa é construída em módulos, ao passo que toda a empresa ou organização é avaliada de forma integrada e analisada de forma segmentada. O resultado da pesquisa permite que a empresa observe com clareza as necessidades de avanço ou de ações corretivas, em termos de comunicação ou gestão de pessoas e processos.

Ver mais em índice de satisfação do IPO

Pesquisas de satisfação para gestão da qualidade

A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que promove a padronização dos processos e a certificação de qualidade à empresa. As pesquisas de satisfação para esse segmento checam o reconhecimento dos clientes e verificam a importância da premissa da gestão da qualidade como diferencial competitivo, além de monitorar a satisfação com o produto ou empreendimento, identificando seus pontos de melhoria. Este tipo de estudo é muito utilizado para empreendimentos imobiliários e em pesquisas de pós-ocupação.

Pesquisa NPS (Net Promoter Score)

O IPO aplica o NPS como forma integrante de seus estudos ou em pesquisas contínuas, avaliando a evolução do indicador por monitoramento de tracking. De forma qualitativa, inclui a “pergunta raiz”, que monitora o argumento utilizado na avaliação, e decupa a linha de raciocínio. Por exemplo, quando seu negócio apresenta um aumento do número de detratores em função do atendimento, o IPO mapeia e indica o que precisa ser corrigido nesse setor. Geralmente o NPS é utilizado em três áreas de avaliação: atendimento, produto e serviços.

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Cliente oculto

Ao longo das últimas décadas, o IPO desenvolveu expertise para monitorar, com precisão, quando o atendimento realizado reflete o atendimento planejado. Roteirizamos o checklist de treinamento de uma empresa e transformamos o mesmo em indicador de pesquisa. Esse indicador é contabilizado através da jornada de cliente oculto, que pode simular ou concluir uma compra, avaliando todas as etapas de forma segmentada e o desempenho geral.

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