Somos estimulados e impactados com as estratégias desenvolvidas pelos departamentos de marketing e ficamos com o recall afetivo de muitas das peças publicitárias que se destacam em criatividade.
As pessoas com mais de meio século de vida ainda se lembram do garoto propaganda da marca Bombril e a garotada de hoje reconhece quando alguém diz o bordão “pergunta lá no posto Ipiranga”. Quando a publicidade de uma marca consegue se conectar e entreter as pessoas, ela eterniza a sua mensagem e deixa a essência da experiência na memória das pessoas.
Mas a relação com as marcas transcende a sua divulgação. Quando usamos o serviço de uma marca ou compramos um produto desta marca, exercemos a experiência de compra e o residual dessa experiência deixa a essência em nossa memória, com traços racionais e afetivos. Em muitos casos, experiências de compra se tornam histórias que serão contadas em reuniões de família ou no happy hour com os amigos.
Acesse a pesquisa Marcas de Quem Decide realizada pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião
https://flip.jornaldocomercio.com/…/11669/02-04-2024.html
Créditos Tânia Meinerz