Além do Congresso estar discutindo o casamento homoafetivo, o Supremo Tribunal Federal está avaliando a descriminalização do aborto e do porte, transporte e armazenamento de drogas para uso pessoal. Os três temas são polêmicos, mas os dois primeiros dividem mais a opinião dos brasileiros.
Seis de cada dez brasileiros são contra a liberação de qualquer droga no país (61%), segundo pesquisa divulgada pelo PoderData em setembro de 2023. Os favoráveis à liberação de qualquer tipo de droga para uso pessoal representam 22% e 17% não sabem se manifestar sobre o tema.
A posição entre homens e mulheres é similar, os jovens de 16 a 24 anos são os que têm mais dúvida ou são mais favoráveis em relação à liberação do porte de drogas para uso pessoal.
Independente do palco a ser discutido, é necessário que a legislação dê conta de proteger as pessoas que hoje são as vítimas da política de drogas ou da falta da mesma, sem esquecer que o propósito da lei deve ser a proteção da saúde e a segurança pública.
Leia o artigo completo em nosso blog (Link na Bio)