Na obra “Marketing Global” (2013)*, o conceito “pensar globalmente e agir localmente” é considerado como uma habilidade fundamental e um fator determinante no sucesso de uma equipe de marketing.
Ao nos depararmos com esse conceito, chegamos no termo “Marketing Global”, que a partir do processo de globalização da década de 1990, vem se disseminando e sendo implementado por companhias ao redor do globo.
Mas como podemos utilizar deste conceito para empresas que não estão na posição de players globais? A resposta está no avanço do mundo digital.
Hoje em dia temos “o mundo na palma de nossas mãos”. As informações são espalhadas ao redor do mundo em fração de segundos e este é o cenário propício para que sejamos influenciados por novos conceitos e conhecimentos a todo momento. A grande questão é o que estamos fazendo para absorver esses conceitos e fazer o caminho inverso: fazer com que nossa marca influencie outras pessoas?
Mas como uma marca local pode influenciar seus compradores em um mundo globalizado? Pensando globalmente e agindo localmente.
Os potenciais clientes estão conectados com o globo e isso faz com que estejam antenados nos assuntos relevantes no âmbito global, como por exemplo a preocupação com os impactos globais e as gerações futuras e tal perspectiva motiva o consumo sustentável. Portanto, muitos consumidores buscam nas marcas locais, características e valores que estejam em afinidade com esses temas e buscam uma nova experiência, uma jornada de compra que lhes ensine algo ou traga algum valor agregado.
Para isso é de fundamental importância, que além de entenderem as tendências mundiais que ocorrer em diferentes nichos, as empresas estejam munidas de informações que possibilitem a compreensão do penso de seus potenciais clientes.
O IPO – Instituto Pesquisas de Opinião, especialista em comportamento humano, possui a expertise e técnicas e pesquisa capazes de captar o penso por detrás dos potenciais clientes, desvendando assim as personas e possibilitando apontamentos estratégicos para posicionamento de marca e conquista de mercado.
Conhecendo o que o consumidor considera como diferencial as marcas podem criar uma proposta de valor para seus consumidores o que irá colocá-las em uma posição de vantagem competitiva. Cada vez mais os consumidores buscam uma experiência positiva com a marca e isso se dá em todos os aspectos. Agora, o desafio é saber compreender o não dito!
*KEEGAN, W; GREEN, M. Marketing Global; São Paulo: Saraiva, 2013.
Jonathan Sant’Ana. Um cientista em formação apaixonado por números e por pessoas. Sempre disposto a apreender e contribuir com a equipe, checa o dado em sua fonte primária, garantindo a qualidade da informação.