A maior parte dos meus artigos trazem resultados de pesquisas realizadas pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião. Quando se fala em pesquisa de OPINIÃO PÚBLICA, tem aqueles que acreditam que opinião pública é sinônimo de política.
Tenho uma frase muito antiga que uso desde a fundação do IPO. A OPINIÃO MOVE AS PESSOAS E AS PESSOAS MOVEM O MUNDO. A opinião pública é a rainha invisível dos julgamentos sociais, de todas as nossas decisões. A opinião está presente na nossa forma de viver, produzir, consumir e até votar. Por exemplo, a reputação de uma pessoa ou de uma marca é reflexo de um conjunto de percepções, de uma opinião publicizada e compartilhada! A decisão de compra é influenciada por indicações, sugestões e opiniões sobre a experiência de compra. As pessoas comentam suas opiniões no bar, no almoço de família ou em suas postagens nas redes.
Um instituto de pesquisas como o IPO compreende a opinião, faz pesquisa ouvindo pessoas que são “atores” em diferentes campos de atuação. Afinal de contas, cada um de nós ocupa muitos papéis e cargos na realidade que nos circunda.
Muitas vezes entrevistamos uma pessoa como CONSUMIDOR, que avalia e compra determinado produto com base em uma opinião. Tem vezes que buscamos compreender a posição de um USUÁRIO de serviços ou canal de comunicação. Podemos entrevistar a pessoa por conta de sua FUNÇÃO SOCIAL NO TRABALHO (ser um empreendedor, profissional liberal, empregado ou funcionário público). Ouvimos a opinião de alguém como membro de uma FAMÍLIA (pai, mãe ou filho) ou como CIDADÃO, emitindo sua posição em relação às decisões ou trabalho de um governo ou mostrando o desejo futuro em relação a um novo governante.
Um instituto de pesquisa é o laboratório do sociólogo. A sociologia é a ciência que estuda a sociedade, logo, um instituto de pesquisa é o meio para se chegar a esse fim. Muitas vezes, não nos damos conta da complexidade de temas que envolvem a realidade em que vivemos e dos muitos campos, que podem ser agrupados em pesquisas de mercado/consumo e opinião e política.
As pesquisas de MERCADO E CONSUMO envolvem todas as pesquisas que avaliam nossos hábitos, atitudes, nosso comportamento na jornada de consumo, nossa percepção na experiência de compra, nossa adesão a novos produtos e serviços. E quando o tema é comunicação tem tanto tipo de pesquisa, desde as clássicas sobre audiência até as mais complexas que precisam decupar e compreender todas as transformações da comunicação e como elas impactam no consumo de produtos como televisão, rádio, jornal e, principalmente, redes sociais e influenciadores digitais.
Nesse campo de mercado e consumo entram as pesquisas de marca, que avaliam desde a satisfação e o número de promotores de uma marca, mas também a imagem da marca, a percepção sobre seu posicionamento e reputação. E não vamos esquecer das pesquisas que avaliam a opinião sobre uma propaganda, esse tipo de estudo é sempre polêmico.
O segundo grande grupo envolve as pesquisas de OPINIÃO E POLÍTICA. Esse é um campo mais vasto ainda, onde entra o mundo da opinião pública sobre diferentes temas em debate: tem as pesquisas sobre políticas públicas, avaliação de mandatos, pesquisas eleitorais, sobre os impactos e incômodos ambientais, sobre as formas de governança e toda a relação sindical do mundo do trabalho.
Não há monotonia em um instituto de pesquisa!