Dica de Leitura

Cada um de nós, independente da nossa consciência ou vontade, representa uma persona.

No mundo das pesquisas de mercado, as personas são representações, personificação dos tipos de clientes ou consumidores, construídas com base na análise de dados de pesquisa que incluem dados socioeconômicos, fatores comportamentais, psicológicos, hábitos e preferências.

Significa dizer que cada um de nós tem um padrão de consumo, de preferência, de estilo de vida, de espiritualidade, valores sociais e morais e, até mesmo, ideologia.

Quando navegamos pela internet, vamos deixando nossas marcas digitais. Cada click mostra interesses, curiosidades, sonhos e preocupações. O Google sabe tudo o que você pesquisa, até nos momentos de intimidade, de felicidade, medo ou raiva. E os analistas, que avaliam essa jornada através de algoritmos, definem qual é a sua persona! Muitas vezes sabem mais sobre você do que você mesmo! Não é à toa que você recebe dicas de filmes ou de séries na Netflix que fazem muito sentido para você!

Nas pesquisas de mercado realizadas com consumidores também funciona dessa forma. Quando se quer analisar as personas de um produto, é necessário compreender os motivadores de consumo, respondendo “quais são os tipos de personas que procuram determinado produto”. Nunca é um motivo só, nunca é um perfil único.

Veja artigo completo em:

https://coletiva.net/colunas/como-as-pesquisas-de-mercado-identificam-as-personas-de-um-produto,448040.jhtml

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