A opinião pública é a rainha invisível dos julgamentos sociais, de todas as nossas decisões. A opinião está presente na nossa forma de viver, produzir, consumir e até votar.
Um instituto de pesquisas como o IPO compreende a opinião, faz pesquisa ouvindo pessoas que são “atores” em diferentes campos de atuação. Afinal de contas, cada um de nós ocupa muitos papéis e cargos na realidade que nos circunda.
Muitas vezes entrevistamos uma pessoa como CONSUMIDOR, que avalia e compra determinado produto com base em uma opinião. Tem vezes que buscamos compreender a posição de um USUÁRIO de serviços ou canal de comunicação. Podemos entrevistar a pessoa por conta de sua FUNÇÃO SOCIAL NO TRABALHO (ser um empreendedor, profissional liberal, empregado ou funcionário público). Ouvimos a opinião de alguém como membro de uma FAMÍLIA (pai, mãe ou filho) ou como CIDADÃO, emitindo sua posição em relação às decisões ou trabalho de um governo ou mostrando o desejo futuro em relação a um novo governante.
Um instituto de pesquisa é o laboratório do sociólogo. A sociologia é a ciência que estuda a sociedade, logo, um instituto de pesquisa é o meio para se chegar a esse fim.