Indicadores de pesquisa

Com tantas métricas disponíveis o grande desafio é saber qual a melhor a seguir. São necessários indicadores confiáveis para mensurar o market share de um segmento, o espaço de reconhecimento de uma marca, ou ainda, determinar os índices de satisfação dos clientes de uma empresa. Dispomos de vários indicadores e índices estatísticos e atuamos na criação de referenciais e dashboards específicos para sua marca ou produto.

Veja alguns indicadores ou índices que o IPO trabalha:

Indicador de Satisfação:
A satisfação não é algo objetivo, que se mede apenas com uma pergunta. Alguns indicadores de satisfação têm uma natureza subjetiva, retratam respostas à reputação de uma marca, julgamentos individuais, sentimentos, percepções ou até mesmo ideologia.
Os pesquisadores do IPO desenvolveram um modelo de indicadores de satisfação que mede a imagem (indicadores subjetivos) e a entrega (indicadores objetivos).

Índice de Comportamento do Consumidor

Fazer a gestão do marketing de uma empresa de varejo exige conhecimento das personas, dos tipos de consumidores de um negócio. O IPO dispõe de um conjunto de técnicas para mapear as características, as “dores” e expectativas dos diferentes clientes, além de elaborar e analisar os índices de comportamento ou confiança do consumidor.

NPS (Net Promoter Score)

O NPS é uma técnica baseada na obra A Pergunta Definitiva, de 2008, de autoria de Fred Reichheld.
O teste consiste em verificar com qual nota um cliente indicaria a empresa a um amigo, utilizando a seguinte questão: “Com que nota, de 0 a 10, você me indicaria/ recomendaria a um amigo”? As notas formam três grupos de clientes: Promotores, Neutros e Detratores.
Segundo o autor, os promotores são os clientes que promovem o local, indicando o estabelecimento aos seus amigos. Os neutros são os clientes “passivamente satisfeitos”, que podem mudar de estabelecimento caso vejam uma oferta melhor. E os detratores, são os clientes que fazem a propaganda negativa: suas críticas desencorajam possíveis novos clientes e desmotivam os empregados.
O cálculo do índice do NET Promoter (NPS) é o percentual de promotores menos o percentual de detratores. Dessa forma, obtemos o NPS a partir da fórmula: P – D = NPS.

Índice de déficit habitacional
O índice do IPO para medir o déficit habitacional de uma cidade utiliza as seguintes variáveis:

• Situação do imóvel (com base mínima na regularização do terreno/ lote – escritura no registro de imóveis ou em processo: financiamento e/ ou contrato de gaveta);

• Número de peças/cômodos da habitação: utilizando como recorte mínimo o conceito de habitação do plano diretor da cidade;

• Número de habitantes por habitação: utilizando como recorte mínimo de análise a média de habitantes por domicílio da cidade pesquisada;

• Tipo de construção da habitação: utilizando como recorte mínimo para o enquadramento no conceito de habitação o estado e a condição da moradia.

Índice de Sensação de (in) Segurança
Este índice mede a sensação de insegurança, tendo em vista a região geográfica onde o entrevistado reside.
São cinco locais analisados (casa, rua, ruas próximas, bairro e a cidade) e a bateria de perguntas é ordenada do primeiro ao quinto item, partindo do mais familiar para o menos familiar.

Índice de vitimização
A pesquisa de vitimização procura revelar a violência oculta, que não aparece nas estatísticas, utilizando uma série de indicadores para medir a subnotificação, o que não é registrado pela polícia.

Índice de Continuidade ou Mudança
O índice de continuidade ou mudança desenvolvido pelo IPO mede a tendência dos eleitores em relação ao governo: aponta, se os eleitores estão mais inclinados à reeleição ou à mudança. Os diagnósticos político eleitorais realizados pelo IPO utilizam uma série de indicadores que sinalizam as forças e fragilidades de uma gestão pública.

Se o que você procura não está aqui, consulte os técnicos do IPO pelo e-mail ipo@ipo.inf.br ou pelo whats (51) 99383-0016 sobre o índice ou indicador com uma solução inovadora para atender às suas necessidades.

Se o que você procura não está aqui, consulte os técnicos do IPO pelo e-mail ipo@ipo.inf.br ou pelo whats (51) 99383-0016 sobre o índice ou indicador com uma solução inovadora para atender às suas necessidades.

Como podemos ajudar?

Consulte os técnicos do IPO pelo
e-mail ipo@ipo.inf.br ou pelo whats (51) 99383-0016.