Como fazemos

Somos especialistas em comportamento humano, a partir da compreensão da opinião e da leitura de cenários complexos e dinâmicos. 

Utilizamos as ferramentas científicas com precisão aliando o rigor metodológico com a inovação e a criatividade em um contexto de prazos exíguos.

Nosso diferencial está na capacidade de integrar metodologias inovadoras quantitativas e qualitativas que descrevem com fidelidade os fenômenos em desenvolvimento, além de sinalizar tendências e apontar caminhos estratégicos.

Técnicas de Pesquisa

O IPO utiliza as mais modernas técnicas de pesquisas quantitativas e qualitativas, com abordagens no mundo off e online. No campo dos estudos quantitativos, apresentamos uma longa tradição em pesquisas probabilísticas e não probabilísticas, enquanto nossas investigações qualitativas integram inovação à ciência comportamental, realizando os mais variados testes projetivos, tanto em grupos focais quanto nas entrevistas em profundidade (EPs).

Nosso time de pesquisadores sêniores sabe buscar as respostas para suas perguntas atuando com maestria na investigação dos não ditos, testando e descobrindo fenômenos e simbolismos.

Entenda as diferenças entre pesquisa
quantitativa e qualitativa

Clique aqui e veja a tabela

Formas de Abordagem

A diversidade de cenários da sociedade pode ser mapeada por diferentes formas de abordagem, conforme as características do público-alvo. As entrevistas podem ser realizadas de forma presencial, por telefone, videoconferência ou de forma digital. A melhor técnica de abordagem é aquela que atende com consistência às demandas do seu projeto.

Pesquisas com entrevista presencial (face to face)

Entrevistas realizadas através da abordagem pessoal. Podem ser realizadas nos domicílios, pontos de fluxo ou locais de acesso direto aos entrevistados como shoppings ou eventos. Essa forma de abordagem também é utilizada para central location na qual os entrevistados são recrutados para realizar testes de produtos em ambientes controlados.

Pesquisa por telefone

A entrevista telefônica assistida por computador é realizada por telefone com base no cadastro de uma empresa ou em um banco de dados. Estudo indicado para pesquisas com clientes ou públicos segmentados.

Pesquisa por meio digital

A entrevista é realizada em diferentes canais, conforme o desenho do projeto de pesquisa e as características do público-alvo. O questionário pode ser enviado por e-mail, através de um APP, em comunidades ou em um painel on-line nacional. As diferentes formas de abordagem podem estar associadas ao formato de estudo a ser realizado.

Pesquisas Ad hoc

Pesquisa personalizada que visa o atendimento da demanda e necessidade do cliente. É criado um instrumento de coleta específico para o projeto, que visa o atendimento de todas as demandas necessárias. O projeto é desenvolvido pelos cientistas do IPO, sem nenhum custo ao cliente. O cliente fornece o briefing de pesquisa ou relata as suas necessidades e demandas. Como base nessas demandas, nossa equipe desenvolve uma proposta com objetivos, metodologia, cronograma e orçamento.

Pesquisa Painel

A pesquisa painel é um estudo contínuo realizado com as mesmas pessoas ou nos mesmos domicílios durante um período temporal. Esse período temporal pode variar de acordo com as necessidades da meta em análise. O objetivo desse tipo de estudo é a avaliação do comportamento de consumidores, eleitores, usuários de serviços, famílias sobre determinado tema. Essa técnica permite a compreensão das mudanças de comportamento ou de opinião e as argumentações utilizadas.

Pesquisas Omnibus

Esse tipo de pesquisa é realizado para um grupo de clientes ao mesmo tempo, permitindo a cotização de questões e de despesas. Literalmente, uma pesquisa pega carona em outra e cada cliente recebe os resultados de sua demanda.

Indicadores de pesquisa

Com tantas métricas disponíveis o grande desafio é saber qual a melhor a seguir. São necessários indicadores confiáveis para mensurar o market share de um segmento, o espaço de reconhecimento de uma marca, ou ainda, determinar os índices de satisfação dos clientes de uma empresa. Dispomos de vários indicadores e índices estatísticos e atuamos na criação de referenciais e dashboards específicos para sua marca ou produto.

Veja alguns indicadores ou índices que o IPO trabalha:

Indicador de Satisfação:

A satisfação não é algo objetivo, que se mede apenas com uma pergunta. Alguns indicadores de satisfação têm uma natureza subjetiva, retratam respostas à reputação de uma marca, julgamentos individuais, sentimentos, percepções ou até mesmo ideologia. Os pesquisadores do IPO desenvolveram um modelo de indicadores de satisfação que mede a imagem (indicadores subjetivos) e a entrega (indicadores objetivos).

Índice de Comportamento do Consumidor

Fazer a gestão do marketing de uma empresa de varejo exige conhecimento das personas, dos tipos de consumidores de um negócio. O IPO dispõe de um conjunto de técnicas para mapear as características, as “dores” e expectativas dos diferentes clientes, além de elaborar e analisar os índices de comportamento ou confiança do consumidor.

NPS (Net Promoter Score)

O NPS é uma técnica baseada na obra A Pergunta Definitiva, de 2008, de autoria de Fred Reichheld. O teste consiste em verificar com qual nota um cliente indicaria a empresa a um amigo, utilizando a seguinte questão: “Com que nota, de 0 a 10, você me indicaria/ recomendaria a um amigo”? As notas formam três grupos de clientes: Promotores, Neutros e Detratores. Segundo o autor, os promotores são os clientes que promovem o local, indicando o estabelecimento aos seus amigos. Os neutros são os clientes “passivamente satisfeitos”, que podem mudar de estabelecimento caso vejam uma oferta melhor. E os detratores, são os clientes que fazem a propaganda negativa: suas críticas desencorajam possíveis novos clientes e desmotivam os empregados. O cálculo do índice do NET Promoter (NPS) é o percentual de promotores menos o percentual de detratores. Dessa forma, obtemos o NPS a partir da fórmula: P – D = NPS.

Índice de déficit habitacional

O índice do IPO para medir o déficit habitacional de uma cidade utiliza as seguintes variáveis: • Situação do imóvel (com base mínima na regularização do terreno/ lote – escritura no registro de imóveis ou em processo: financiamento e/ ou contrato de gaveta); • Número de peças/cômodos da habitação: utilizando como recorte mínimo o conceito de habitação do plano diretor da cidade; • Número de habitantes por habitação: utilizando como recorte mínimo de análise a média de habitantes por domicílio da cidade pesquisada; • Tipo de construção da habitação: utilizando como recorte mínimo para o enquadramento no conceito de habitação o estado e a condição da moradia.

Índice de Sensação de (in) Segurança

Este índice mede a sensação de insegurança, tendo em vista a região geográfica onde o entrevistado reside. São cinco locais analisados (casa, rua, ruas próximas, bairro e a cidade) e a bateria de perguntas é ordenada do primeiro ao quinto item, partindo do mais familiar para o menos familiar.

Índice de vitimização

A pesquisa de vitimização procura revelar a violência oculta, que não aparece nas estatísticas, utilizando uma série de indicadores para medir a subnotificação, o que não é registrado pela polícia.

Índice de Continuidade ou Mudança

O índice de continuidade ou mudança desenvolvido pelo IPO mede a tendência dos eleitores em relação ao governo: aponta, se os eleitores estão mais inclinados à reeleição ou à mudança. Os diagnósticos político eleitorais realizados pelo IPO utilizam uma série de indicadores que sinalizam as forças e fragilidades de uma gestão pública. Se o que você procura não está aqui, consulte os técnicos do IPO pelo e-mail ipo@ipo.inf.br ou pelo whats (51) 99383-0016 sobre o índice ou indicador com uma solução inovadora para atender às suas necessidades.

Se o que você procura não está aqui, consulte os técnicos do IPO pelo
e-mail ipo@ipo.inf.br ou pelo whats (51) 99383-0016 sobre o índice ou indicador com uma solução inovadora para atender às suas necessidades.

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