Pesquisas Qualitativas

As técnicas qualitativas garantem o aprofundamento, a tradução do significado e a compreensão da crença. Os cientistas do IPO detêm a expertise técnica para a elaboração do roteiro e extração dos dados, bem como para as mais avançadas dinâmicas de mediação e análise de conteúdo que levam à interpretação dos resultados.

Grupo focal ou discussão em grupo
Consiste na realização de um estudo com um grupo de discussão selecionado com base em uma pesquisa quantitativa, perfil ou em um banco de dados, conforme o objetivo do estudo.
Nesse tipo de técnica, os entrevistados discutem diante da intervenção de um mediador e respondem a um roteiro de questões preestabelecidas. É apropriado para aprofundar questões e avaliar a influência de imagens e símbolos, investigar percepções, sentimentos, sistemas de crenças, testar produtos, analisar narrativas e a eficiência de propagandas. O andamento das atividades é monitorado por áudio e vídeo. Os grupos são transmitidos via internet e podem ser acompanhados por uma sala de espelho.

Entrevista em profundidade
Neste procedimento são realizadas entrevistas individuais que fazem o aprofundamento de um determinado tema e avaliam a influência do mesmo no cotidiano e nas decisões do entrevistado. É uma técnica indicada para compreender temas sensíveis e mudanças comportamentais.

Pesquisa etnográfica
Pesquisa que realiza uma análise holística ou dialética do objeto estudado. Método em que o pesquisador se introduz com uma participação ativa e dinâmica na estrutura pesquisada, buscando revelar as relações e interações significativas. Esse tipo de estudo pressupõe a técnica da observação participante e exige um tempo mínimo para execução, tendo em vista a necessidade de envolvimento com o objeto observado.

Design Thinking:
Na técnica de investigação utilizando o design thinking, o processo sempre começa pela identificação de um problema e se caracteriza pela interação com o entrevistado. Para tanto se utiliza as seguintes ferramentas ou dinâmicas:

1) Mapa de stakeholders: É uma representação visual ou física dos diversos grupos/públicos envolvidos em determinado serviço.

2) Mapa de jornada do usuário: Oferece uma visualização da experiência do usuário. Os pontos de contato por meio dos quais o usuário interage com o serviço e que são muitas vezes usados para construir uma jornada.

3) Entrevistas contextuais: São conduzidas no ambiente ou contexto em que ocorre o processo do serviço em questão. Essa técnica etnográfica permite que os entrevistadores observem e investiguem o comportamento no qual estão interessados.

4) Os 5 porquês: Uma corrente de perguntas utilizada para explorar mais profundamente um sintoma exterior na experiência do usuário, com o objetivo de revelar as motivações que constituem sua causa raiz.

5) Sondagem cultural: O usuário participa da pesquisa por meio de registro e auto documentação, feitos com o auxílio de um kit para sondagem.

Como podemos ajudar?

Consulte os técnicos do IPO pelo
e-mail ipo@ipo.inf.br ou pelo whats (51) 99383-0016.