Pilares de atuação
Ciência
Somos especialistas no que fazemos. E temos métodos científicos que embasam e norteiam nosso trabalho. Nascemos do mundo acadêmico, do universo da sociologia e da vontade de oferecer técnica e consistência para que nossos clientes possam “olhar fora da caixa”, com parâmetro científico. Desenvolvemos pesquisas de mercado, de posicionamento de marca, estudos ambientais, diagnósticos políticos, sindicais e sociais a partir de investigações concretas que subsidiam a tomada de decisão. Nossa equipe de cientistas sociais é capacitada para avaliar sintomas e indicar tratamentos. Interpretamos os “achados” e as descobertas de forma científica, para que o nosso cliente possa, com facilidade e segurança, dar um passo à frente.
Serviço Premium
Para nós, cada projeto de pesquisa, cada problema a ser respondido e cada cliente é único. Nossas pesquisas são personalizadas e desenhadas de acordo com a necessidade do cliente, ajudando a encontrar as respostas corretas para as perguntas feitas. Com essa premissa levamos as mais avançadas técnicas científicas para o mercado e oferecemos um serviço preciso e de alta qualidade. Somos reconhecidos pela capacidade de entrega e de inteligência estratégica.
Inovação
Acompanhamos a evolução do tempo e refletimos as mudanças da atualidade no nosso jeito de ser. Somos cientistas que valorizam as novas descobertas e se adaptam às novas tecnologias. Fomos pioneiros na coleta de dados digitais. Nossa contemporaneidade está na nossa visão de mundo, na forma como nos apresentamos, nos desenvolvemos e na busca de melhores resultados para nossos clientes. Nosso trabalho é compreender o hoje e projetar o futuro. Estamos sempre um passo à frente, não seguimos as modas, indicamos as tendências!
Missão
Nossa missão é desenvolver pesquisas científicas que compreendem as mudanças comportamentais e as tendências da sociedade, fornecendo diagnósticos precisos e inteligência para a tomada de decisão dos clientes.
Visão
Nosso objetivo é sermos reconhecidos pela união de técnicas científicas com inteligência estratégica, transformando informações em análises fundamentais para a tomada de decisão.
Valores
Nossa estrutura
Sede
Atendimento ao cliente
Reuniões
As salas de reunião são um ponto de encontro da equipe para discutir projetos, atender clientes ou apresentar resultados de pesquisa. O IPO tem vários tipos de salas de reunião, incluindo as salas de espelho tradicionais. Na sede de Porto Alegre, há duas salas de espelho para pesquisa qualitativa.
Operação
Possuímos espaços especialmente projetados para o trabalho integrado, a cocriação, bem como para a concentração e a análise.
Nosso time
Elis Radmann
Diretora do IPO
elis@ipo.inf.br
Martinho Orso
Diretor Administrativo e Financeiro
martinho@ipo.inf.br
Gisele Rodrigues
Gerente de Pesquisa
gisele@ipo.inf.br
Gisele Miura
Socióloga
giselemiura@ipo.inf.br
Michele Ferreira
Pesquisadora Sênior
pesquisa@ipo.inf.br
Débora Mello
Analista sênior de pesquisa
debora@ipo.inf.br
Douglas Saraiva
Analista de pesquisa
douglas@ipo.inf.br
Izan Müller
Analista de pesquisa
izan@ipo.inf.br
Aline Menegoni
Supervisora de pesquisa
aline@ipo.inf.br
Ana Carolina Munchow
Assistente administrativa
ana@ipo.inf.br
Catia Silva
Supervisora de campo
catia@ipo.inf.br
Marcelo Nascimento
Estatístico CONRE 9537-A
Pós em Estatística Aplicada – Uninove
História do IPO
Sintetizar a história de um Instituto de Pesquisas como o IPO não é tarefa fácil, especialmente quando ultrapassamos um quarto de século e a marca de duas mil pesquisas executadas. Por isso, destacamos aqui alguns dos momentos que marcaram a trajetória dos iponianos…
O IPO foi fundado pela socióloga Elis Radmann. NASCEU EM 1996 na cidade de Pelotas (RS) e começou pesquisando a posição dos consumidores sobre a abertura do comércio aos sábados e domingos.
O trabalho do Instituto começa a ser alicerçado e qualificado a partir da CIÊNCIA, com MODELO E PROCESSO PRÓPRIOS.
O IPO passa a existir com uma logomarca, que ganha as cores do RS e a diversidade da opinião social. Em 1998 a socióloga Gisele Miura inicia sua jornada no IPO e em 2000 a FILIAL DO IPO é aberta na capital gaúcha.
Em 2001 o IPO lança o MODELO PREDITIVO DE OPINIÃO (MPO), técnica baseada na dissertação de mestrado em Ciência Política de Elis Radmann, analisando o comportamento do eleitor brasileiro. O MPO se constitui como indicador que analisa a imagem e o mercado eleitoral dos candidatos, composto por três indicadores: imagem positiva, negativa e desconhecimento.
O IPO inicia a JORNADA DE PESQUISAS nacionais em 2002, faz a coordenação da Pesquisa Social Brasileira (PESB) e do Estudo Eleitoral Brasileiro (ESEB) nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A coordenação-geral da PESB foi realizada pelo professor e sociólogo Alberto Carlos Almeida e seu livro A cabeça do brasileiro é um desdobramento da pesquisa nacional.
Com a ampliação de seu trabalho no mercado, em 2003 o Instituto Pesquisas de Opinião se torna RECONHECIDO PELOS CLIENTES COMO IPO. Nesse contexto a marca se reformula destacando a sigla IPO. No mesmo ano ocorre a entrada do administrador Martinho Orso na empresa, que passa exercer o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do IPO.
Em 2004 o IPO coordena NOVAS RODADAS DE PESQUISAS NACIONAIS como a Pesquisa Social Brasileira (PESB), no Sul do Brasil. Também coordena um estudo sobre a jornada do consumo de carnes no RS para subsidiar uma tese da Universidade de Wageningen, na Holanda, que se tornou a base de um livro.
Em 2007 vem a MATURIDADE TÉCNICA E ORGANIZACIONAL. Os técnicos do IPO desenvolvem diferentes índices para subsidiar análises de estudos de comportamento de consumo, incluindo indicadores de potencial de compra e déficit habitacional para o setor imobiliário. Faz parceria com empresas de coleta de dados de todo o país, aumentando sua capilaridade.
Com a maturidade de operação, vem a AMPLIAÇÃO DAS ESTRUTURAS. Em 2008 ocorre a inauguração da sede própria em Porto Alegre, com espaço funcional para a realização de pesquisas quantitativas e qualitativas. O IPO atinge a marca de mais de 100 municípios atendidos em apenas um ano.
Em 2009 se olha para a marca e a atualização do posicionamento. É realizado o REGISTRO DA MARCA DO IPO – Instituto Pesquisas de Opinião® e filiação à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Elis Radmann assume a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) e passa a lutar pela regulamentação da profissão de pesquisador de mercado, opinião e mídia.
Em 2011 inicia mais uma fase de maturidade do IPO, o PROCESSO DE GESTÃO DE QUALIDADE, com a criação de processos roteirizados e padronizados e com capacidade de realização de auditoria interna. A socióloga Gisele Rodrigues assume a gerência de pesquisas.
Em 2012 Elis Radmann e Martinho Orso passam a integrar o QUADRO DE CONSELHEIROS da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM).
Em 2013 o IPO INICIA O PROCESSO DE COLETA DIGITAL de dados, projetando com técnicos um aplicativo próprio que permite utilizar todos os tipos de escalas científicas e, em especial, a inclusão de questões abertas.
Em 2014 o IPO executa uma grande PESQUISA NACIONAL DE DIRETOS HUMANOS NO BRASIL.
O ano de 2016 começa com a inauguração da nova sede do IPO em Pelotas (RS) e comemoração dos 20 ANOS DO INSTITUTO COM A APRESENTAÇÃO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL E DE UM REPOSICIONAMENTO.
Em 2018 é o marco do novo posicionamento do IPO, reforçando os seus diferenciais, de uma EMPRESA PREMIUM, EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO E QUE TEM A CIÊNCIA COMO FORTALEZA.
2019 veio a consolidação da INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA em pesquisa. Aprimoramos nossos relatórios e as conclusões de pesquisa ganharam o apoio de matrizes estratégicas, permitindo que os clientes tenham a visão de suas ameaças e oportunidades e, principalmente, sinalizando o que precisam “criar” para o seu mercado de atuação.
Chega o ano de 2020 e a pandemia da Covid-19 testa a jornada de preparação tecnológica do time de “iponianos”. O IPO assume o desafio de coordenar a execução do primeiro estudo brasileiro para testar a incidência do vírus. Entre 2020 e 2021 o IPO COORDENOU A EXECUÇÃO DE 10 ETAPAS DA EPICOVID19 RS PARA A UFPEL, somando mais de 45 mil pessoas entrevistadas e testadas.
Entre 2021 e 2022 o IPO se revisita novamente. Com ¼ de século, maturidade técnica e tecnológica, passa a utilizar a STORYTELLING PARA ESTREITAR AS RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA E O MARKETING. Diante de um “mundo de informação”, os cientistas do IPO se aprimoraram na transformação do conhecimento em insights.
Durante essa jornada, o IPO se FORTALECEU, CRESCEU,
e está pronto para AVANÇAR nos próximos capítulos…
Clientes atendidos
Como podemos ajudar?
Consulte os técnicos do IPO pelo
e-mail ipo@ipo.inf.br ou pelo whats (51) 99383-0016.