No rol de serviços do IPO – Instituto Pesquisas de Opinião estão as pesquisas direcionadas à Avaliação Governamental e de Políticas Públicas. Uma das soluções do Instituto para este segmento de atuação são as pesquisas Base Zero, que têm por objetivo realizar um diagnóstico da gestão municipal a fim de desenvolver um parâmetro de análise para o mandato, estabelecendo as metas de opinião pública para cada serviço e Secretaria.
O diagnóstico de gestão desenvolvido pelos cientistas do IPO analisa a gestão sob a ótica de um tripé de investigação:
- Avaliação da gestão/ condução política da administração;
- Avaliação dos serviços (com metas de opinião pública e indicadores de distanciamento em relação aos serviços);
- Avaliação da comunicação (incluindo meios de comunicação utilizados pela população e valência das notícias).
A pesquisa “base zero” tem por finalidade mapear a situação dos serviços públicos no início da gestão e a expectativa da população para o governo.
Através da mensuração de todos os serviços públicos que são comuns à maioria da população, a técnica permite a construção do marco inicial, a “base zero” de “avaliação” do serviço e a “expectativa da opinião pública” para o governo. De base da informação destes dois indicadores (atuação + expectativa), calcula-se a meta do serviço e compõem-se os indicadores por Secretaria.
Como produto da pesquisa Base Zero, os técnicos do IPO realizam uma síntese executiva com as principais conclusões e encaminhamentos estratégicos, apresentando em um workshop os resultados da pesquisa e a discussão dos principais conhecimentos obtidos no estudo. É, assim, feita a correlação entre os temas, gerando a compreensão de fenômenos e a organização de informações estratégicas para tomada de decisão.
Solicite um atendimento de nossos técnicos e conheça mais sobre os benefícios dessa solução estratégica.